Pergaminhos


Quantas vezes somos abordadas por alegados “discípulos” da palavra do “Senhor”…
Tudo se resume apenas a um “está na Bíblia”… e á certeza da veracidade em relação á “doutrina” de eleição…

A Bíblia é para os cristãos, se não uma “obra” de Deus, pelo menos terá sido inspirada por Ele… Somos levados a acreditar que, independentemente da interpretação, a grande maioria dos crentes, refugia-se nos seus textos em busca de uma saída para uma suposta heresia…
sem imaginarem sequer a proveniência dos seus textos… que teimam em “citar.

Em 367 d.C., o Bispo Atanásio de Alexandria compilou uma lista de obras a serem incluídas no Novo Testamento. Esta lista foi ratificada pelo Sínodo da Igreja em Hippo, em 393, e novamente pelo Sínodo de Cartago, quatro anos mais tarde.
Foi nestes sínodos, que um conclave de eclesiásticos decidiu “infalivelmente”, que certas obras reunidas deveriam formar o Novo Testamento – tal como o conhecemos hoje –, enquanto outras, soberbamente ignoradas teriam uma pretensão perfeitamente válida de veracidade histórica.
Sem colocar a questão de os livros em falta terem-se perdido, não fosse a sua exclusão deliberada, e poderiam ter sido incluídos muitos mais livros e obras dos que as que inclui.

A Bíblia – e isto aplica-se tanto ao Velho como ao Novo Testamento –, é apenas uma selecção de obras e, em muitos aspectos, uma selecção algo arbitrária.
Além do mais, tal como existe hoje, não é apenas o produto de um processo selectivo mais ou menos arbitrário, foi também sujeita a revisões, edições e censuras bastante drásticas.

Comentários

Maria João disse…
A Bíblia passou por tudo isso. É verdade. Mas, como eu costumo dizer, a mensagem principal é o Amor, o Perdão, a Paz. E todos nós podemos ter tudo isto. Independentemente da nossa Fé. Basta lutarmos por isso.

E agora, perguntam-me? Então por que tens Fé? Não precisas de acreditar em Deus para teres Amor, Paz e Perdão. Pois, mas na minha vida só com Deus é que eu consigo ter tudo isto.

Lá está, a Fé sente-se. Eu sinto isto. O que não quer dizer que não haja razão. Aliás, Fé sem razão leva ao fundamentalismo.

E é esta razão, bom senso - chamem-lhe o que quiserem - que também nos leva a ler a Bíblia sem estarmos cegos. A Bíblia sofreu várias alterações, e além disso é um livro de Fé, que narra histórias e estórias que mostram a forma como as pessoas em diferentes épocas viviam e viam Deus. Não é perfeita. Mas, pessoalmente, gosto muito de a ler. Tens passagens com mensagens muito boas e que eu acredito que têm a ver com Deus.

O problema da Bíblia é que há pessoas que olham para ela como a única fonte onde podem ir beber. E depois, não a estudam, não a vêem de forma contextualizada e quando falam dela só dizem barbaridades. Estou a falar de não-crentes e crentes.

Um abraço,
MJ
Saga disse…
Cara seu texto foi muito sme conteudo você não disse nada.

Tantas linhas pra dizer:

1-Existem os canonicos, mas existiam outros, os apocrifos

2-A exitencia desses outros mostram que a Biblia é falsa e que o Cristiniasmo não presta.


Tem certeza que o 1 e o 2 tu provou alguma coisa?
Se tu queria dizer que mais livros deveriam entrar tu deveria mostrar o PORQUE que outros deviam ser aceitos como verdadeiros pelos Cristãos.

Não sabe né?

Mas eu te adianto, os livros GNÓSTICOS ficaram de fora.

Entraram os livros CRISTÃOS.
Os livros que traziam Doutrina do CRISTINIANISMO, forma aceitos pra entrar no NT da Biblia do CRISTIANISMO.

OS livros que não traziam a doutrina cristãe sim a doutirna do GNOSTICISMO, docetismo e etc, ficarma de fora da biblai Cristã posi...não eram cristãos! Que netre na ``Biblia Gnostica``

O gnosticismo era um movimento CONTRA O JUDAÍSMO e CONTRA O CRISTINIASMO, então a pergunta de 1 milhões de dolares.


\/
\/
\/
Por que livros que trazem ensino CONTRA A Biblia JUDAICO-CRISTÃ devem entrar nela?

Tem sentido isso?

O Cristinianismo não se julgava inimigo do Judaísmo e sim a continuação e evolução dele, eles eram todos judeus e escreveram um NT que é a continuação do AT. Ambos seguindo o MESMO DEUS, Jeová.

O gnosticismo era Anti-judeu e anti-semita, ensinava que Jeová era um deus do mal. Que Jesus era contra ele. Como que isso ia poder entrar na biblia? A Biblia segue uam linha de história só e coerente entre si, tudo vai evoluindo até chegar ao MESSIAS, Jesus, que é prometido por Jeová no Genesis e culmina toda obra de Deus no Apocalipse.

Se tu por GNOSTICOS no meio a historia não irá casar, idem com livros misticos da Cabala.

Mensagens populares deste blogue

Opção ou conveniência?

"Considerandos"

Pormenores...