"Considerandos"


Mais preocupante do que alguns “considerandos” dedicados a esta página e ao seu autor será, a confusão gerada por algumas interpretações deficientes do conteúdo dos meus textos… (quiçá por conveniência).
Ao contrário do que possa parecer, nunca foi minha intenção atacar quem quer que seja… apenas considero – depois da leitura de algumas publicações já editadas –, que o que é dado a conhecer não será propriamente “rectilíneo” … e considerando que devemos conhecer sempre os dois lados de uma questão, de modo a podermos decidir – em consciência –, qual deles nos convém… (deveremos saber distinguir entre o frio e o quente) … para poder decidir qual a escolha mais conveniente.

Curioso será o facto de que alguns defensores da “verdade divina” se prestem a contestar os meus argumentos (impregnados de perversidade), sem conseguirem a isenção necessária para os “rebaterem”…
Lamentável será, fazerem algum trabalho de pesquisa nas “sebentas” adquiridas na “Instituição”, e adoptarem posturas de conveniência e soberba… “refutando” (literalmente), tudo o que pareça adverso… e inconveniente.
Triste será, que estes mesmos defensores da “integridade moral” e “verdade legítima” apoiem e incentivem crianças (11 anos) – que mal se conhecem a eles próprios (pois a natureza ainda não lhes concedeu maturidade suficiente) –, mas que já conseguem distinguir os “mistérios” e o “chamamento de Deus” (?) … […impedindo-os de crescer em liberdade, trucidando deste modo, o seu amor próprio e a sua auto-estima…]
[… a menos que tenham conhecimento, de que atrás desse perfil infantil – com enormes conhecimentos religiosos e que executa tão elaborados textos -, se oculte alguma tentativa de propaganda “impressionista” …]

[…Na relação que qualquer um possa manter com Deus, porque razão haverá necessidade de existirem intermediários?]

Comentários

DTS disse…
Caríssimo Demónio,
Agora que visito o teu espaço com curiosidade (porque eu estou de mente aberta, embora a feche quando tenha a minha razão) vejo este texto e vejo que estás frequentemente numa tentativa vã de marcar pontos, com argumentos do "arco da velha".
É espantoso o modo como te sentes atingido pela minha idade... mas imagino que só o sintas por não teres os anos bem [usarás óculos para o perto?]. Eu tenho 14 anos. Não sou um velhote qualquer que por aqui anda disfarçado de criança, na propaganda impressionista.
Se nada sabes da minha vida (pois essa é a verdade, nada sabes) não imaginas como foi o meu precurso de crescimento nem qual o meu rácio de inteligência (e que Deus me perdoe a soberba).
Gostaria só de te descansar. Eu estou a crescer bem, em liberdade, sem condicionamento de escolhas. Ou melhor, sou eu que condiciono as minhas próprias escolhas. Se não me conheces, não digas que eu não tenho amor-próprio e auto-estima. Peço-te que não te preocupes com a minha educação, que cá estão os meus pais para isso. [eles conhecem o blog, não gostam muito do meu desejo de ser padre mas aceitam].
Não sei qual foi o trauma que tiveste na tua vida que te levou a odiar a Igreja, mas algo se deve ter passado. EU mantenho uma relação com Deus com e sem intermediários. Rezo sozinho, faço as leituras sozinho, considero sozinho questões de Fé. Mas não me vejo apto a celebrar uma Eucaristia só para mim mesmo, ou a perdoar-me a mim mesmo.
Melhores cumprimentos celestiais,
Diogo Teixeira Santos
DTS disse…
Caríssimo Demónio, como vejo que afinal o post é para o meu primo Tiago, retiro o que disse.
No entanto, volto a aplicá-lo tim-tim por tim-tim no caso do Tiago.
Cordiais e melhores cumprimentos,
Diogo Teixeira Santos
Demo disse…
Diogo

Em primeiro lugar, lamento desiludir-te pelo facto de o meu “post” ser omisso quanto a destinatário… como tal, se te sentiste atingido ainda estarás a tempo de proceder ás devidas correcções. Quanto á idade terá sido mera coincidência…

Em segundo lugar, lamento desapontar-te pelo facto de que tudo o que aqui terá sido transcrito, e que denominas como argumentos do “arco-da-velha” – gostes ou não, acredites ou não –, são factos reais, registados em compêndios de história… facilmente confirmáveis…

Em terceiro lugar, lamento profundamente que continues a privilegiar a ignorância, escrevendo apenas para agradar a quem quer que seja… provavelmente sob pressão de algum supervisor implacável. As opções devem ser tomadas… mediante o que consideramos justo.

Ao contrário de ti, e reconhecendo humildemente um “retalho” de inteligência que roçará apenas as fronteiras do aceitável, poderei garantir-te que jamais tive qualquer trauma com a Igreja que me levasse a manifestar sentimentos negativos para com ela… apenas “falo” em pormenores que teimosamente continuam a ocultar…
Chamares-me “Demónio”, revelará apenas alguma imaturidade… e falta de argumentos.

Fica bem
nahar disse…
Cristo é a verdadeira luz e caminho a seguir. desde novos muitos sao os que sentem esse chamamento a seguir a verdade...Qque Cristo continue a ser a sua única força e luz

abraço em Cristo
David de Sousa disse…
Sabes o engraçado da vida Demo,é que até tu és filho de Deus e que eu sou teu irmão quer queiras quer não!

Respeito a tua opinião,tu espero que respeites a minha,agora e respeitar a opinião de Deus?Custa não custa?Quando axares que é estupidez é porque amaste.Sem saberes o demónio transformase naquilo que é:UM ANJO REBELDE!O demónio era um anjo,sabes disso?

Amar é quando algo dói cá dentro!Madre Teresa dizia que "apenas" amava até doer!

Gostava de saber o que te fez fazer este blog!Falo para quem está atrás desse "demónio"!O que aconteceu para ganhares este ódio?Para que queres provas que Deus existe se a fé é ter dúvidas e não certezas?

Acreditas mais em Deus do que eu pois por não acreditares fazes tudo para provares que tens razão!

Eu apenas te apresento um abraço que ele tem para ti no cimo de uma cruz!Ele apenas quer dizer-te bem vindo a casa "demónio"!

Abraços...
Anónimo disse…
Demo!
Eu sou a mãe do miúdo de onze anos, de que fals no teu post! Disseste para o Diogo que não referiste nomes, é certo, mas referiste nomes de post's dele!
nem sequer era necessário vir aqui, fazer isto, pois quando pautamos a nossa vida pela Verdade há sempre quem nos defenda, mas faço-o porque precisas ouvir umas coisinhas...
O teu discurso é baseado em quÊ?
Falas, falas e nem sabes do que falas1
Quando é que aprendes a respeitar os outro?
Achas que todas as pessoas têm que se guiar pelas tuas ideologias?
Penso que deves aprender a respeitar os outros, e parar de os julgar, como se fosses o detentor da verdade, verdade que tu nem sequer conheces, falas do que não sabes, talvez, em vez de andares a meter-te com os outros, devias falar talvez de ti e das tuas ideologias...mas, realmente...Demo e Infernalidades...têm pouca saída, não é? Então ages assim, é uma forma de publicidade!
Não tenho que te justificar nada, mas já que estou aqui, faço questão de te dizer, que nem eu, nem ninguém anda a influenciar o meu filho, não fui eu que lhe pedi para ser acólito, antes pelo contrário, no inicio eu opus.me, mas ainda bemn que essa foi a escolha dele, pois foi através dessa escolha, e do exemplo de vida de alguém (porque um exemplo vale mais que mil palavras), que também eu comecei a Viver deus de outra forma, e agradeço-Lhe muito por isso ter acontecido, e todas as pessoas que me conhecem, sabem que isto é a pura verdade; por isso se alguma influência houve, foi do meu filho para mim e não ao contrário.
Quanto aos post's do meu filho, alguns ele tira da net, por exemplo a "lenda de S.Martinho" "S.Tiago", estão assinalados, outros de facto é ele que escreve, muita vez só tenho conhecimento deles quando passo no blog dele...acho os textos bastante simples e não vejo lá "grandes conhecimentos religiosos", serão so normais para a idade dele, e para a formação religiosa que ele tem..."elaborados textos..." (???) não sei...se houve alguma inspiração, deve ter sido de Deus!!!
Gosto que me respeitem, por isso também gosto de respeitar os outros, e as escolhas do meu filho, são as primeiras que eu respeito!Como também te respeito a ti, sejas lá tu quem fores, és um ser humano e isso basta, o teu nome é Demo, mas Deus acminha a teu lado, mesmo que tu não sintas, mesmo que tu não queiras...
Só lamento é que te andes "a meter" com crianças, que não se metem contigo, isso para mim é atroz!
Quero também que saibas, que as pessoas que vieram comentar o teu post, são da minha Família, não de sangue, mas de coração! E só vieram aqui pelo meu filho! Não penses que foi por ti!
Falas ainda que na relação com Deus, não é preciso intermediários!
Tu não percebes nada da mensagem de Jesus Cristo e muito menos de Igreja, desculpa dizer-te!!!

Vou terminar, deixo-te algo para reflectires:

- A escuridão existe?
- Não! O que existe é a ausência
de Luz!

- O mal existe?
- Não!!! O mal é simplesmente a
ausência do Bem...
O mal é a ausência de Deus nos
corações dos homens!!

Sigo, Jesus Cristo, que é o "...Caminho, a Verdade e a Vida..."
Sandra Dantas disse…
Muito bem,
pelo k vejo continuas a pensar k sabes tudo e colocas todos os outros em questão!
Porque te preocupas tanto com os condicionamentos dos outros e não pensas nos teus??? Ou pensas que és livre??? Tu k tão inteligente és criaste-te e formaste-te a ti próprio??? De intermediários sempre precisaremos, é a nossa condição humana!
Kuanto a influenciar os outros, kem te influenciou a ti???
Deus é desconcertante e tanto pode revelar-se a alguém de 50 anos como a alguém de 9,10,11.
Se o condicionamos, pois deixa de ser Deus!
Por favor, não continues a "meter-te" com "Deus e todo o mundo"! Respeita a fé dos outros, especialmente a de uma criança de onze anos!
E já agora começa a colocar-te a ti mesmo em questão em vez de colocares os outros!

Um abraço,
Fica bem
Demo disse…
Nahar

Certamente não acreditarás que uma criança possa “desmistificar” – ou mesmo interpretar –, um qualquer “dogma teológico”…
Independentemente das orientações e influências familiares… – terão necessidade de “espaço”, necessidade de “respirar”, necessidade de “liberdade” –, … cabendo aos adultos o dever de providenciar, de modo a imunizá-los… de pressões ridículas.

Fica bem
Demo disse…
Sandra

Como podes comprovar, eu apenas transcrevo a minha interpretação… alicerçada em factos históricos – custe a quem custar, doa a quem doer –, factos reais… aquele que teimosamente continuam a ocultar ou a afirmarem desconhecer… (não fosse a inocência, nas igrejas, um simulacro demasiado frequente da hipocrisia… e não é preciso saber filosofia para perceber isso).
Quanto ás crianças… concedam-lhes espaço, permitam-lhes a liberdade… facultem-lhes uma meninice saudável para que posteriormente decidam… em coerência.
A formação académica concede-te o privilégio de saberes que a religião estará alicerçada em “dogmas teológicos”, esses mesmo que nunca lhes explicarão.

Fica bem
Maria João disse…
O que é para ti dar liberdade às crianças? Não lhes falar de Deus? Então também podemos dizer que isso é condicioná-las.

Podes ter uma imagem dogmática da religião. Mas ao que tu chamas dogmas, nós chamamos agir no Amor de DEus. É preciso ter em conta o que as pessoas sentem e por que agem de determinada maneira e não de outra.

Um abraço
DTS disse…
Meu caro, se preferes que te trate por Demo, tudo bem, mas se fores a ver, Demo e Demónio é a mesmíssima coisa... Afinal, achei mesmo que Demónio seria um termo mais carinhoso.
Referi como "do arco da velha" os argumentos que usas contra o Tiago, e não o falares na Inquisição. Nunca defendi a Inquisição, rezo a Deus para que perdoe a Igreja por tamanho pecado, reconheço que Galileo foi um grande homem e tudo isso. Aceito que argumentes com esses factos quando te referires a erros passados da Igreja, mas que são meramente pontuais. Referiste, e muito bem, que não consideras os padres pedófilos por uma mão cheia deles... Pois bem, o caso aplica-se na mesma. Não deves julgar a Igreja, dizer que ela erra constantemente, quando apontas uns quantos erros.
«escrevendo apenas para agradar a quem quer que seja» Mas mais uma vez pergunto: em que te baseas para dizer tamanha barbaridade? Não escrevo para agradar a ninguém, e sinceramente irrita-me que tu estejas a advinhar coisas da minha vida, incapaz de entender que eu penso por mim mesmo.
«Ao contrário de ti, (...) poderei garantir-te que jamais tive qualquer trauma com a Igreja» Eu também nunca tive um trauma com a Igreja...
Sugiro a leitura do meu comentário ao Reflexos[2].
Os meus cumprimentos,
Diogo
Deduzo, então, que os livros de História que confirmam a bíblia e a História da Igreja estão errados, e os que fazem o contrário estão certos...
A isto chama o Demo de VERDADE...
A História não é a preto e branco; É cinzenta!!
A fé não se baseia na História...
Demo disse…
Gonçalinho
Muito resumidamente – porque já terás apanhado o comboio em andamento –, os livros de história estarão sempre sujeitos a correcções e alterações, quando novos factos aparecem…
Quanto á bíblia – segundo os mesmos livros históricos –, será o “manual de regras” adoptado pela Igreja para conduta dos crentes, e terá sido formada pela compilação de alguns textos – não de todos –, que melhor serviriam a sua sobrevivência…
Quando á fé não se basear na história… terás toda a razão, aliás se leres alguns posts verás que saberei distinguir.

Mensagens populares deste blogue

Opção ou conveniência?

Acontecimentos marcantes / 2012 Novo