Demagogia constante

Se pretendermos promover a seriedade intelectual devemos denunciar alguns argumentos teístas criados com o objectivo único de atribuir responsabilidades a todos os não-crentes, por crimes cometidos a título individual, por pessoas que em muitos casos foram vitimas de uma educação férrea alicerçada num cristianismo – imposto (com enormes custos em vidas humanas) á algumas centenas de anos.

A formação dum indivíduo tem a ver com o conhecimento acumulado ao longo da vida e com a interiorização dos valores existentes. Por uma questão de princípios, o indivíduo irá reagir de acordo com esses valores que estarão na origem da responsabilidade de todas as suas boas ou más decisões ao longo da vida.

A menos que se pretenda atribuir as boas acções á crença e as más á descrença, toda a decisão de um indivíduo, mesmo influenciado, tem carácter individual, e se a pretensão de se libertar de valores que o “asfixiam” o levam aos meandros do crime será sempre, por uma opção pessoal, para se livrar de uma situação de conflito interior que lhe foi imposta e o atormenta.

Este tipo de atitudes por parte de alguns crentes é a imagem do desespero de quem, por incapacidade e fragilidade da argumentação, se socorre do terror com o fim de intimidar os receios mais profundos dos mais desatentos.

Comentários

Yuri S. C. disse…
Esse fundo para o texto é muito ruim.
Prejudica a leitura.
Por enquanto é isso que tenho a dizer.

Mensagens populares deste blogue

Opção ou conveniência?

Acontecimentos marcantes / 2012 Novo

"Considerandos"