Simbologia


É óbvio e por demais evidente que a “cruz” é – senão o mais importante –, o principal símbolo da religião cristã. Para outros apenas mera simbologia.

Independentemente de ser um ícone “adorado” por muitos, não deixa de estar associado a castigo, dor, sofrimento, morte…Basta procurarmos pelo significado de “crucificação” e ficamos a saber que a “cruz” é o principal instrumento de castigo, tortura e morte usado pelos romanos sobre os escravos e condenados… anterior á condenação e morte do “Cristo” da fé cristã…
Como instrumento de punição tortura e morte, será igualmente um símbolo da aniquilação do corpo. E uma ideologia que não valoriza o corpo, não pode respeitar a vida humana, esta vida que possuímos…
Claro que a crença da vida depois da morte é uma opção válida como qualquer outra.

Vem isto a propósito de um “comentário” que fiz e do qual "alguém", legitimamente discordou… Como tal resolvi esclarecer o meu ponto de vista, porque na maioria das vezes basta saber que “aquela” pessoa é ateia, religiosa ou seja lá o que for, para que tudo o que ela diz ser lido apenas de modo a podermos manifestar a nossa indignação e a “não deixar passar”.

Comentários

Maria João disse…
Nunca pensei que o meu post pudesse ter tantas reacções. Não estou a falar só de ti, Demo. E ainda bem que assim é. Vivemos numa democracia e há que ter liberdade de expressão.

De facto, a cruz é um símbolo que gera alguma controvérsia. Seja porque não se acredita na Vida Eterna e em Deus - daí não se acreditar que o sofrimento de Jesus na cruz deu lugar à ressurreição e à nossa salvação -, seja porque não se acredita que Jesus morreu numa cruz, mas sim numa estaca, como dizem as Testemunhas de Jeová...

Enfim... acho que o importante é falarmos todos e explicar a razão porque achamos isto ou aquilo. Assim não há mal-entendidos e é mais fácil respeitarmo-nos uns aos outros.

Respeito não significa que se tenha de pensar como o outro. Há muita gente que não quer respeitar as outras ideias, porque (como já ouvi) "estão erradas". Mas, o respeitar não implicar aceitar. Implica tratar a outra pessoa como ser humano que é.

beijos
Demo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Opção ou conveniência?

Acontecimentos marcantes / 2012 Novo

"Considerandos"